PS disponível para “colaborar” na candidatura de Braga a CEC 2027

O Partido Socialista (PS) garante estar disponível para ajudar Braga na sua candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027. A reação surge depois de o júri da candidatura ter apontado como fragilidade a falta de unanimidade na votação da Estratégia Cultural Braga 2030, onde já estaria incluída a candidatura à CEC.
Na altura, o PS absteve-se na votação da Estratégia por achar que ficaram por ouvir várias entidades culturais, “como bandas, músicos ou a própria Igreja”. Esta quinta-feira, o vereador Hugo Pires garantiu que “o PS apoia a candidatura promovida pelo município e está disponível para colaborar e melhorar a candidatura”.
Já a CDU votou sempre favoravelmente a Estratégia Cultural de Braga, manifestando o desejo de que “o município estivesse à altura da ambição da Estratégia e da candidatura, ao nível da transferência de recursos e investimento na Cultura”. A comunista elogiou ainda o “trabalho da equipa” que tem preparado esta candidatura e apela à autarquia para que “continue a apostar nesta área e, para lá de 2027, permaneça a aposta em investimento de usufruto e criação cultural” na cidade.
O presidente da Câmara, Ricardo Rio, diz que “todos os contributos são benvindos”. “A equipa que está a coordenar a candidatura está recetiva a ouvir e recolher sugestões e, se se justificar, a integrá-las no novo dossiê, que queremos enriquecido e capaz de responder aos desafios que o próprio relatório preliminar identificou”, finalizou o autarca.
