PS considera que projeto ‘Mundo a Sorrir’ provoca “concorrência desleal”

O PS votou novamente contra o apoio financeiro ao projeto ‘Mundo a Sorrir’, atribuído pela Câmara de Braga. A medida, que prevê uma verba superior a 213 mil euros para o próximo ano, foi aprovada com os votos da coligação de direita e da CDU.

O projeto, sediado no Gabinete Municipal de Saúde, que tem como objetivo promover o acesso aos cuidados básicos de saúde oral, iniciou em 2015 e, desde então, os socialistas têm sido sempre críticos.

Hugo Pires lembra que, além de a câmara ter financiado a instalação do projeto em “80 ou 90 mil euros, todos os anos atribui uma comparticipação aos cidadãos para poderem ir lá às consultas e paga sempre às mesmas pessoas”. “Isso desvirtua o que é o mercado e afeta os profissionais de saúde que investiram nas suas clínicas. Há uma concorrência desleal”, assinala.


Criticando o modelo atual, o vereador socialista defende a adoção do cheque dentista, com a autarquia a entregá-lo “a quem necessite de ter apoio na saúde oral”, podendo escolher o espaço do concelho onde quer ser tratado. No seu entender, “até podia sair mais barato” à câmara, visto que “não era necessário montar mais clínicas”.

O presidente da Câmara de Braga reconhece que seria preferível “poupar o valor” referente a este programa, mas justifica que o Serviço Nacional de Saúde “não consegue dar a resposta” necessária. Ricardo Rio considera que a “importância” da valência está à vista, destacando os quase 3 mil beneficiários que já foram apoiados desde o início do projeto.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM (rep.)
NO AR Livros com RUM (rep.) A seguir: Pérola Negra às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv