PS Braga defende maior diálogo entre autarquia e feirantes de vestuário e calçado

O diferendo entre os feirantes do mercado municipal e a autarquia de Braga vai estar novamente em discussão na reunião de câmara. O vereador socialista Artur Feio adiantou à RUM que pretende abordar o assunto na sessão marcada para esta segunda-feira, às 9:30, através de vídeo-conferência.

Os vendedores de vestuário e calçado do mercado recusam mudar a localização da sua actividade para a Alameda do Estádio Municipal de Braga – solução encontrada para fazer face à pandemia – e nas últimas semanas têm protestado junto ao edifício da câmara. Além disso, já entregaram à autarquia um abaixo-assinado com 1.300 subscrições e um plano de contingência para o funcionamento do certame.

Na quinta-feira, o socialista esteve a ouvir as reivindicações dos feirantes. De acordo com o porta-voz Hélder Oliveira, a vereadora Olga Pereira informou que a Direção-Geral da Saúde exige um distanciamento mínimo de dois metros entre bancas, argumentando que a rua nas traseiras do Lar Conde de Agrolongo não tem capacidade para acolher todos os vendedores.

Face a essa justificação, Artur Feio alerta que “o cenário [de haver uma distância de dois metros] não é vísivel” noutros espaços, como a Feira Semanal e o Mercado Provisório, alegando que existem “duas regras e duas medidas”. “É importante o município saber dar respostas a estes problemas. Deve o município em primeira linha defender os interesses dos que dependem desta forma de viver”, acrescenta.


Segundo o socialista, a autarquia necessita de elaborar um regulamento para o funcionamento da feira, distribuir gratuitamente os equipamentos de protecção individual necessários e fazer com que a polícia municipal “vigie e controle as feiras para que tudo corra dentro da normalidade”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv