PS acusa executivo municipal de não ter estratégia para salvar TUB

O partido socialista deixou duras críticas ao executivo municipal liderado por Ricardo Rio, na reunião de câmara desta segunda-feira. Artur Feio considera que devido à pandemia de Covid-19 muitos cidadãos vão optar por utilizar veículo próprio, em detrimento dos transportes públicos.
O socialista recordou a situação financeira frágil dos Transportes Urbanos de Braga que, segundo Artur Feio, ” são uma empresa, como temos vindo a anunciar ao longo dos anos, em falência técnica expressa”. Ora, com o crescer da desconfiança da população no que toca à proximidade, o vereador da oposição questionou o autarca sobre a resposta que está a ser preparada pelo executivo para aliviar a “pressão” dos TUB.
Em jeito de balanço dos últimos seis meses, o presidente da Câmara Municipal de Braga adiantou que os TUB apresentaram resultados líquidos positivos. Outro dado importante que foi realçado pelo edil está relacionado com o “crescimento de vendas e utilizadores”. Ricardo Rio confessa que é possível que as “receitas da empresa não sejam suficientes para fazer face aos custos”.
De acordo com o autarca o município irá assegurar, do ponto de vista económico, que os TUB têm os meios necessários para dar resposta às suas necessidades, ou seja, garantir a “normalidade da empresa”.
Uma resposta que deixou o vereador da oposição insatisfeito. Para Artur Feio o Município de Braga “não tem uma estratégia delineada”.
Ricardo Rio lembrou que, no passado, o executivo propôs a cedência das verbas arrecadadas através da cobrança e fiscalização do estacionamento à superfície. Uma proposta que mereceu o voto contra do PS. “Isto não demonstra inacção, mas sim proactividade e antevisão”, afirmou.
Vanessa Batista
