PRR será alavanca para a digitalização dos museus do norte

A Direção Regional de Cultura do Norte pretende intensificar a digitalização dos museus sob a sua alçada aproveitando para isso o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em declarações à RUM, à margem da apresentação das visitas virtuais que podem ser feitas a partir desta terça-feira aos museus D. Diogo de Sousa, Museu dos Biscainhos e Museu de Alberto Sampaio, Laura Castro explicou que a plataforma museusportugal.pt é apenas o ponto de partida. “Estamos comprometidos em avançar nessa direção, independentemente deste projeto que, mesmo para os nossos museus, funcionou como um projeto piloto”, notou. “Foi uma primeira experiência,  de iniciativa externa, mas que também permitiu aos museus detetarem um conjunto de situações que agora são benéficas para desenvolver os projetos internos, no quadro da execução do PRR”, continuou.

Por isso, nas suas diversas vertentes, a digitalização dos museus “vai continuar nos próximos anos, com milhares de registos digitais produzidos a partir das coleções dos museus”. Com um milhão e meio de euros para essa componente, a Direção Regional de Cultura do Norte tem prevista “a criação de visitas virtuais para um número alargado de museus, sítios arqueológicos e monumentos”, revelou Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv