PRR apoia primeiro projeto de habitação colaborativa no distrito de Braga

O Centro Social Vale do Homem (csvh) viu aprovada a candidatura ao Plano de Resiliência e Recuperação (PRR) para a construção das Casas do Minho, na Quinta do Senhor, em Lanhas, Vila Verde.
O investimento total é de 4,5 milhões e o financiamento do PRR aprovado foi de 1 Milhão e meio de euros, aproximadamente. A resposta está relacionada com habitação colaborativa e será a primeira criada de raiz no distrito de Braga.
Há pouco mais de um mês, em entrevista à RUM, Jorge Pereira, presidente da IPSS, detalhava a importância do projeto para a região, notando que se trata de um projeto “espetacular, inovador e garantidamente o primeiro do distrito de Braga”.
As Casas do Minho vão ficar localizadas dentro da área da Quinta do Senhor, em Vila Verde. O projeto resultará ainda na formação destes utentes para a integração no mundo do trabalho. Referindo que a resposta “visa o enquadramento da pessoa com deficiência na sociedade, desde logo no mundo do trabalho”. Assim, o CSVH terá como missão “dar formação, ajudar nas atividades da vida diária, criar ferramentas e preparar estes utentes para que se possam integrar no mundo do trabalho, ter o seu salário e fazer a sua vida da forma mais autónoma possível”. “Tudo aquilo que eles não conseguirem fazer, está lá a equipa de retaguarda para ajudar”, detalhou.
As obras das Casas do Minho deverão arrancar no último trimestre de 2024, perspetivando-se que finalizem no primeiro trimestre de 2026. Depois, está prevista a contratação de 40 recursos humanos, com capacidade para acolher 40 utentes.
