Protocolo prevê mapeamento e reabilitação dos fontanários de Braga

A AGERE, a Fundação Bracara Augusta (FBA) e a Universidade do Minho, em parceria com as juntas e uniões de freguesia, vão fazer um levantamento sobre os fontanários, lavadouros e tanques de Braga. O protocolo foi celebrado, esta quinta-feira, no Salão Nobre da Reitoria, e contempla, numa fase subsequente, a reabilitação e valorização patrimonial desses espaços.

A coordenação das atividades é da responsabilidade da FBA. Para o presidente Miguel Bandeira, trata-se de “uma iniciativa pioneira e que certamente se estenderá a outros concelhos”. “Estamos a falar de uma rede que, à primeira vista, não imaginávamos. Tem uma disseminação e uma dimensão extraordinárias”, adianta.

No seu entender, Braga “nem sempre soube preservar e tratar da melhor maneira os mananciais de água”, abrindo-se agora uma porta nesse sentido. Miguel Bandeira antecipa um estudo que vai “lançar as bases para um desenvolvimento sustentável” em torno dos equipamentos supracitados, permitindo “fazer grandes poupanças e introduzir outros níveis de eficiência naquilo que é o consumo de água” no concelho.


Na execução do projeto, o suporte técnico cabe à AGERE. De acordo com o presidente da empresa municipal, Rui Morais, a ideia passa por candidatar as intervenções de reabilitação ao Fundo Ambiental, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, e, “se possível”, ao Plano de Recuperação e Resiliência.


“Seria interessante criar uma dinâmica em volta desses espaços, tornando-se num ponto fulcral de dinamização das próprias freguesias”, refere, lembrando o papel agregador dos fontanários, tanques e lavadouros para as populações de antigamente.

Já a Universidade do Minho vai colaborar através do fornecimento de suporte científico na área da engenharia hidráulica. O reitor Rui Vieira de Castro enaltece a “riqueza” do projeto em termos patrimoniais, arquitetónicos, históricos e sociais. Representa, na sua visão, “aquilo que a universidade procura, ao assegurar impactos transformadores na sociedade”.



Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv