Proteção Civil de Braga já está em “prontidão especial”

A Proteção Civil colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 entre hoje e sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.
Este nível vigora entre as 16:00 de hoje e as 23:59 de sábado.
Em Braga, a proteção civil municipal e os bombeiros sapadores, assim como elementos de empresas municipais como a Agere já estão preparados para o agravamento do estado do tempo. No entanto, de acordo com o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, o concelho não deverá ser dos mais afetados no país. “Para o concelho de Braga não se perspetiva nada de muito assinalável. De qualquer das formas há um alerta especial atendendo aquilo que são as perspetivas de condições meteorológicas para as próximas horas”, referiu à RUM.
nas próximas 48 horas está prevista queda de neve e formação de gelo acima dos 400 metros de altitude.
Proteção civil municipal, bombeiros sapadores, voluntários e serviços municipais estão sob aviso, com equipas preparadas para uma atuação rápida no período de alerta. Segundo Altino Bessa está garantido o reforço das equipas com “mais gente na rua, limpeza de sarjetas e preparação para a necessidade de responder a eventuais acontecimentos”.
Em conferência de imprensa esta tarde, o comandante nacional de operações da Proteção Civil, aconselhou a que se evite ao máximo a circulação nas vias rodoviárias.
Entre as recomendações para os serviços municipais surge o fecho de escolas, creches e serviços não essenciais, minimizando a deslocação das populações. O vereador da proteção civil de Braga refere que a equipa está atenta e a acompanhar a evolução do estado do tempo. “É um aviso nacional. Não colocamos de parte nenhuma das ações, se tal se justificar para o nosso município. Para já não temos uma preocupação excessiva a esse ponto, mas caso venha a ocorrer, os nossos mecanismos estão automatizados de forma a que possamos lançar os alertas necessários”, esclarece.
No entanto é recomendado à população que evite deslocações rodoviárias desnecessárias.
