Projeto ‘Porta 7’ recebe financiamento da 9.ª Geração do Programa Escolhas

O projeto de intervenção social ‘Porta 7’, promovido pela Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, viu aprovado a candidatura à 9.ª Geração de financiamento do Programa Escolhas, no passado dia 21 de setembro.

Nesta nova edição, que entrou em vigor a 1 de outubro de 2023 e decorrerá até 30 de setembro de 2026, o projeto vimaranense vai contar com o financiamento na ordem dos 70 mil euros anuais. De acordo com a coordenadora Rita Magalhães, este apoio vai permitir a intervenção em quatro áreas do território, nomeadamente nas freguesias de Azurém, Fermentões, Gondar e na união de freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião. 

Nesta nova geração, o ‘Porta 7’ assume um compromisso com sete competências artísticas e desportivas, nomeadamente Artes Manuais, Dança, Fotografia, Música, Teatro, Futebol e Skate. O objetivo é “promover a inclusão e a integração social, a participação cívica e a igualdade de oportunidades junto das crianças e jovens”.

“Nesse sentido, vamos desenvolver um conjunto de atividades que se enquadram nestas áreas, promovendo competências facilitadoras de sucesso escolar, competências sociais, pessoais e inter-relacionais e outras competências de cidadania ativa”, refere.

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado até agora no Alto Comissariado para as Migrações, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Até agora, já beneficiou 460 mil crianças e jovens, através de 800 projetos em todo o país.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv