Projeto ‘Embrulha, por favor’ pretende reduzir desperdício alimentar

Alertar consumidores e proprietários de estabelecimentos para as questões ambientais é o objetivo do projecto ‘Embrulha, por favor’. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Braga, em colaboração com a Associação Comercial, foi apresentada esta terça-feira.
Para diminuir o desperdício alimentar, os estabelecimentos vão disponibilizar embalagens descartáveis aos clientes para que possam levar para casa as sobras das refeições. Quanto à redução do consumo de plástico, as pastelarias e padarias oferecem aos consumidores sacos de pano, em substituição dos habituais sacos de plástico.
O presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Barbosa, destaca “o papel que o comércio tem na redução dos resíduos”. O responsável apela ainda aos estabelecimentos para que tentem reduzir ao máximo o desperdício alimentar.
Já o vereador do Ambiente, Altino Bessa, alerta para a necessidade de um envolvimento de todos neste tipo de questões. “Se não for cada um de nós a ter estas preocupações, não vamos conseguir atingir as metas estipuladas para a redução do plástico”. O responsável pela pasta do ambiente reforça a ideia de que, actualmente, “Portugal está a perder a batalha contra o plástico”.
Os 300 sacos e as mil embalagens serão disponibilizados aos estabelecimentos de forma gratuita pela Câmara Municipal.
*Escrito por Paulo Gabriel Souto
