Projeto de lavagem de automóveis quer capacitar e integrar utentes da CERCI

António era o rosto de uma pessoa feliz, na inauguração do LavaINCERCI, esta segunda-feira. O utente da Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos (CERCI) Braga será um dos oito que, a partir de agora, estão disponíveis para lavar e aspirar automóveis.
O serviço tem um custo de 12 euros, mas, mais do que isso, promove um sorriso no rosto de quem se sente integrado e útil. É precisamente este o objetivo do projeto da CERCI, que, atenta a uma necessidade do mercado, agarrou a oportunidade de promover a inclusão dos seus utentes, dificultada pela longa distância ao centro da cidade, uma vez que a Cooperativa está instalada em Navarra.
“Os nossos jovens são do centro e, obviamente, que nós também queremos trabalhar a inclusão e a inclusão só se trabalha naquilo que são os serviços da própria comunidade e os serviços são todos centrados na cidade”, afirmou em entrevista à RUM a diretora Vera Vaz.
Esta é também a oportunidade de integrar jovens que não conseguem participar em atividades no exterior.
O LavaInCERCI fica no interior das instalações da CERCI, na freguesia de Navarra, e, apesar de ter sido inaugurado ontem, os clientes começaram a usar o serviço uns dias antes, depois dos utentes da CERCI terem tido formação para exercer a atividade.
Os utentes receberam formação para exercer esta atividade e, por isso, estão aptos para a limpeza interior e exterior das viaturas. Os trabalhadores de uma empresa que fica sediada do outro lado da Rua têm acorrido a este serviço e a direção da CERCI espera que o entra e sai de viaturas do posto de lavagem não pare.
A Cooperativa tem ainda um projeto ligado à floricultura, as Kokedamas, baseado num envasamento japonês diferenciado. “Temos trabalhado e capacitado os nossos jovens para este envasamento e temos já promovido este projeto, quer no Natal, que teve muita adesão, quer por ocasião do Dia da Mãe, momento em que até fizemos parcerias com algumas empresas”, adiantou Vera Vaz.
Na inauguração do LavaInCERCI esteve o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que elogiou o “trabalho fantástico”, desenvolvido pela Cooperativa, não só “na intervenção social, mas também na maneira como tem encarado a garantia de sustentabilidade que estas instituiçoes têm que procurar, diversificando atividades e encontrando fontes diversas de financiamento”.
