Projeto de aluna da UMinho identifica 28 espécies florísticas no Parque das Camélias

Uma aluna da licenciatura em Biologia Aplicada da Universidade do Minho inventariou a biodiversidade florística do Parque Urbano das Camélias.

No relatório do projecto, intitulado ‘Levantamento florístico do Parque Urbano das Camélias’, constam 28 espécimes diferentes, dos quais 25 foram identificados até ao género e 24 até à espécie. Na área de estudo crescem espécies nativas de Portugal Continental, bem como espécies exóticas, destacando-se a família Poaceae como predominante, com 50% dos indivíduos identificados. De entre as famílias menos representadas destacam-se a Papaveraceae e a Rosaceae.

No presente estudo são discutidas estratégias de preservação e de aumento da biodiversidade do Parque da Camélias, sendo que uma possível solução para a área de estudo, no sentido de aumentar a biodiversidade de espécies, poderia assentar no corte da vegetação herbácea por meios mecânicos mimetizando-se o papel-chave dos herbívoros, após queda das sementes. O referido trabalho será apresentado na Noite Europeia dos Investigadores, a 29 de Setembro, no Altice Forum Braga.


Em comunicado, o Município de Braga revela que “pretende aumentar a biodiversidade local e continuará a apostar em sementeiras e plantações de espécies autóctones, prevendo a colocação de painéis informativos para sensibilização da população para a temática em causa, a médio prazo”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv