Projecto UMinhoTech apresenta resultados apontando para futuras parcerias

Os resultados finais do projecto UMinhoTech são apresentados esta quarta-feira, a partir das 14h45, numa webinar. A iniciativa cruza competências de quatro interfaces da academia minhota: o Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), o Centro de Computação Gráfica (CCG), o Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e a TecMinho.
A articulação nasceu em 2018, através do programa governamental Compete 2020. Terminado esse financiamento, Bruno Pereira da Silva adianta que a marca vai continuar a ser desenvolvida através da “interacção com as empresas”.
Destacando que o tecido económico pode “associar-se à rede, desafiando as interfaces a responderem a necessidades que tenham”, o coordenador do projecto aponta para a realização de open days. “É uma forma de as empresas nos poderem visitar e perceber aquilo que estamos a desenvolver em diversas áreas emergentes”, acrescenta, referindo que o objectivo é “responder, através da realização de diferentes projectos tecnológicos, aos anseios da indústria”.
Numa lógica colaborativa, o UMinhoTech tem apostado em áreas como a inteligência artifical ou o empreendorismo e trabalhado em diferentes mecanismos, desde sistemas de protecção e valorização ambiental a demonstradores tecnológicos.
Bruno Pereira da Silva dá o exemplo de um projecto que terminou recentemente e que está em “fase piloto de experimentação”. Consiste na concretização de travessas de caminho de ferro, tendo por base a valorização de plásticos mistos.
Webinar exibe vários projectos colaborativos
As diferentes iniciativas promovidas pelo UMinhoTech e o balanço do projecto vão ser apresentados numa webinar simbólica, que pode ser acompanhada na plataforma Eventbrite. A sessão de abertura conta com o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho e presidente da TecMinho, Eugénio Campos Ferreira, e a diretora do CVR, Cândida Vilarinho.
Segue-se a apresentação do UMinhoTech, por Bruno Pereira da Silva, que é também gestor de projetos do PIEP. A partir das 15h05 vão ser conhecidas investigações sobre sustentabilidade e realidade aumentada, o protótipo ‘ElectroKinBarrier’, plásticos com eletrónica e tecnologias integradas do futuro.
O diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho, discursa pelas 15h45 sobre a importância da propriedade industrial, sendo o encerramento a cargo do presidente do PIEP, Nuno Guimarães, e do vice-reitor para o Desenvolvimento Institucional da UMinho e presidente do CCG, Ricardo J. Machado.
