Projecto ‘Há Cultura’ chega a casa dos famalicenses

O ‘Há Cultura’ vai apresentar uma versão online. Devido à pandemia do novo coronavírus, várias iniciativas inseridas neste evento tiveram de ser suspensas, o que levou a Câmara Municipal de Famalicão a procurar uma agenda alternativa.
A programação arrancou esta quarta-feira, com um momento de magia dinamizado por Al Taruki, e vai prolongar-se indefinidamente consoante a evolução do surto em Portugal. De acordo com o vereador Leonel Rocha, “a cultura não pode parar” e, por isso, esta é uma solução para as pessoas que estão em casa “sem grandes atratividades”.
Por outro lado, o responsável pela pasta da Cultura explica que é necessário apoiar os artistas “numa fase em que não podem exercer a sua actividade” e, por consequência, “não conseguem ter rendimentos”. “Temos de pensar neles por uma questão cultural e social para que os artistas não morram da cura”, sintetiza.
Os momentos culturais decorrem às quartas-feira, entre as 10h00 e as 11h00, para crianças e seniores, às sexta-feiras e sábados, às 21h30, para jovens e adultos, e ao domingo, entre as 16h30 e as 17h00, para toda a família.
A transmissão é feita na página de Facebook ‘Famalicão Comunitário’ e na conta de Instagram ‘Há Cultura’.
Amanhã actua o famalicense Pedro Maceiras, no sábado a fadista Patrícia Costa e no domingo realizam-se um teatro para o público infantil, com a apresentação da peça ‘Beatriz e o Peixe Palhaço’, e uma actuação dos Charles Band Dickens.
Inserido no programa Famalicão Comunitário, o ‘Há Cultura’ é desenvolvido em parceria com os agentes e coletividades culturais presentes no seio das 10 Comissões Sociais Inter-Freguesias do concelho. O mote é descentralizar a actividade artística e levá-la a todos os pontos do município.
