Programa ‘Descentrar’ oferece 34 eventos em 16 freguesias de Braga

B Fachada, Ana Lua Caiano, Chica e Aline Frazão. Estes são alguns dos nomes que compõem o cartaz da terceira edição do ‘Descentrar’. Além da música, a iniciativa promovida pelo Município de Braga apresenta teatro, circo contemporâneo, exposições, vistas guiadas e trilhos pedestres.
A partir do próximo sábado e até ao dia 9 de dezembro, realizam-se 34 eventos culturais. Este ano dividem-se por 16 freguesias e uniões de freguesias, mais três do que em 2022. O presidente da câmara destaca o crescimento da “adesão” e “ambição” do programa, frisando que já chegou a metade das freguesias situadas fora do centro urbano. A meta é duplicar as 3 mil pessoas que passaram pelo evento no ano passado.
Ricardo Rio, também responsável pelo pelouro da Cultura, fala de uma iniciativa “eclética”, que junta “uma série de manifestações artísticas, que, muitas vezes, não estão acessíveis” nestes territórios. Ao mesmo tempo, assinala, existem “atividades complementares”, como as visitas ao património cultural e natural, que permitem “valorizar a identidade” do respetivo local.
A apresentação do programa aconteceu na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, uma das que adere ao evento pela primeira vez. A presidente Carolina Teixeira diz ser “gratificante” receber este tipo de iniciativas num território que abarca “duas realidades diferentes”. “Gondizalves é uma freguesia mais rural, mais envelhecida, enquanto Ferreiros tem outras caraterísticas, ficando mais perto do centro da cidade”, refere.
Teatro e música no arranque do programa
O pontapé de saída da edição de 2023 dá-se este sábado. Às 16h, o auditório da Junta de Freguesia de Gondizalves recebe o espetáculo de teatro ‘L’Ventosa’, protagonizado pela Mala’darte, e, às 17h, a Orquestra Filarmónica de Braga leva o concerto ‘British Music for Strings’ à Igreja de Ferreiros.
No dia 18 de Fevereiro é a vez da União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos acolher o espectáculo de Fado, com a atuação da Associação Fado com Arte, pelas 21h30, no Centro Cultural de Merelim S. Pedro.
Em março, o ‘Descentrar’ vai para Priscos e União das Freguesias de Cabreiros e Passos (S. Julião), seguindo-se a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro e a freguesia de Sobreposta em abril. Em maio é a vez de Crespos e Pousada, passando para Ruílhe em junho. O ‘Descentrar’ chega depois às freguesias de Adaúfe e Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães, em julho.
Em setembro, o programa segue para Espinho e, em outubro, para a União de Freguesias de Lomar e Arcos e de Lamas. Em novembro desloca-se a Vilaça e Fradelos, terminando, no mês de dezembro, em Morreira e Trandeiras e Nogueira e Fraião.
