Programa CED efetuou 1.600 esterilizações de gatos de rua em Braga desde 2018

Em cinco anos foram esterilizados 1.600 gatos de rua no concelho de Braga, no âmbito do programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver). A iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal, em parceria com quatro associações, voltou a ser renovada, esta segunda-feira, com um acréscimo de 9 mil euros em 2023.


Ao abrigo do projeto, que visa o controlo da reprodução e da população de felídeos errantes, o município esterilizou 1.200 fêmeas e 400 machos, no total, 247 e 90 até junho deste ano, respetivamente. Estima-se que tenha permitido o controlo de cerca de 3.600 ninhadas e evitado o nascimento de 18 mil animais.

Os protocolos, agora assinados com a Abandoned Pets, APPANIBRAG, Bragatos e Abrigos da Luna, totalizam um apoio às associações no valor de 39 mil euros, sendo 35 mil destinados às esterilizações e 4 mil para aquisição de materiais de apoio à captura e transporte.

Para o vereador da Política Animal, Altino Bessa, o desenvolvimento do Programa CED “só tem sido possível graças a um sistema de gestão eficaz e ao apoio das associações locais e dos seus cuidadores, responsáveis por diariamente assegurarem a alimentação dos felídeos e monitorizarem o estado das colónias´.

O pelouro foi criado em 2017, uma opção política “relativamente pioneira no contexto nacional”, de acordo com o presidente da Câmara. Ricardo Rio destaca a importância deste tipo de iniciativas para “melhorar as condições de saúde animal e reforçar a saúde pública”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv