Programa ´5 ao Dia` vai continuar a ajudar a cimentar a promoção de uma alimentação saudável 

O Município de Braga e o Mercado Abastecedor vão dar continuidade ao programa ´5 ao Dia` que está a celebrar 13 anos de existência.

A iniciativa tem como objetivo despertar nos mais jovens hábitos de alimentação saudáveis através de atividades que potenciem o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutos e hortícolas, contribuindo, assim, para a prevenção das doenças crónicas, particularmente a obesidade.

Este programa é desenvolvido nos diversos Mercados Abastecedores do País, sendo dinamizado na região Norte pelo MARB, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Braga.

Em 13 anos do programa ‘5 ao Dia’ no distrito, já participaram um total de 18.630 crianças do 4.º ano do 1.º ciclo, com maior incidência no concelho de Braga. Nesta sessão participaram 46 alunos das EB da Gandra e EB de Figueiredo. Durante o ano letivo visitam o MARB cerca de 1236 alunos do 4º ano do Concelho de Braga.

Para Carla Sepúlveda, vereadora com a pasta da Educação, este é um projeto indispensável na promoção da alimentação saudável.

“O Município de Braga tem desenvolvido um trabalho bastante abrangente e incisivo no que se prende com o fomento da alimentação sustentável e saudável no espaço escola. Acreditamos que é a partir da escola e da educação formal e não formal que se alteram hábitos. A presença do programa ‘5 ao Dia’ nas escolas do Concelho tem-nos mostrado que a educação alimentar é muito bem-sucedida ao ponto de se constatarem mudanças de mentalidade por parte das crianças e famílias”, referiu, na sessão realizada esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, e que contou ainda com a presença do vereador Altino Bessa.

Como explicou Carla Sepúlveda, o programa ‘5 ao Dia’ está no terreno “há tempo suficiente” dando a perceção real do impacto positivo que tem tido junto da comunidade educativa.

“Temos a intenção de cimentar a promoção da alimentação saudável por via de projetos neste âmbito, mas também através das refeições escolares. Defendemos que o momento de almoço na escola deve também servir para educar e formar os mais jovens no sentido de potenciar hábitos mais saudáveis e tem sido feita uma aposta na promoção de hábitos saudáveis na esfera da alimentação com várias parcerias e trabalho em rede”, referiu a vereadora, defendendo que o programa ‘5 ao Dia’ “é um exemplo na promoção de mudanças efetivas e que se irão refletir a médio/longo prazo na prática alimentar das crianças e das suas famílias”. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv