Programa ‘5 ao Dia’ no Mercado Abastecedor de Braga pode chegar aos idosos

O ‘5 ao Dia’ poderá estender-se à população idosa em Braga. A ideia foi transmitida, esta quinta-feira, na abertura de mais uma temporada da iniciativa, que esteve suspensa devido à pandemia. Neste primeiro dia, o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) recebeu cerca de 40 crianças da Escola Básica de Gualtar.

O projeto consiste na visita a mercadores abastecedores, tendo como objetivo promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de fruta e hortícolas e contribuir para a prevenção de doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.


Iniciado em 2007, o projeto estende-se pelos quatro espaços pertencentes à Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores – Braga, Lisboa, Évora e Faro – e pelo Mercado Abastecedor da Região de Coimbra. À imagem do que acontece na capital, a vereadora da Educação e Coesão e Inovação Social em Braga adianta que está em cima da mesa “a possibilidade de alargar o projeto” à população sénior. 


Segundo Carla Sepúlveda, a ideia passa por “avançar com um projeto piloto, em 2023, convidando uma ou duas instituições”. “Tentamos sempre dar as mesmas oportunidades aos mais novos e aos mais velhos. Temos de olhar pelos nossos idosos e a alimentação é igualmente importante na terceira idade”, argumenta.


Em mais de uma década, cerca de 17.500 crianças de escolas de Braga, Esposende, Terras de Bouro, Amares e Vila Verde já visitaram o MARB, no âmbito do programa ‘5 ao Dia’. A nível nacional, esse número está nos 98 mil. Um dos objetivos para o futuro passa por conhecer o “impacto direto” da iniciativa na vida dos participantes.


O presidente da Associação 5 ao Dia e administrador da Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores revela que há uma parceria com a Universidade do Minho para realizar um estudo para perceber até que ponto “a mensagem tem passado e a transmitem em casa”.


Num segundo momento, adianta João Fonseca, será solicitado o lançamento de uma aplicação, relacionada com a promoção da alimentação saudável, aos cursos tecnológicos e informáticos da academia minhota, no sentido de apostar numa “comunicação mais digital”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv