Primeiro-ministro diz que novo lar em Gualtar é “exemplo” da aplicação do PRR

O primeiro-ministro considera que o caso do ‘felizMENTElar’ serve como referência para “o muito que vai acontecer no país nos próximos anos”. António Costa marcou presença, esta sexta-feira, na inauguração do espaço gerido pelo Centro Social do Vale do Homem e que fica situado na freguesia bracarense de Gualtar.
Num investimento total de 4,7 milhões de euros, 1,7 milhões foram financiados através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Antes da intervenção de António Costa, o presidente da câmara, Ricardo Rio, admitiu que, “apesar de ter sido muitas vezes crítico da formatação do PRR”, este local era um sinal positivo da sua implementação.
“Este é mais um exemplo. Não há como ver para crer o que acontece com o PRR”, respondeu o primeiro ministro, acrescentando que estão previstas 32 mil novas camas para residências para idosos em Portugal, quase metade, 14 mil, através do instrumento supracitado.
Também presente na cerimónia, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, falou “num dia que ficará na memória coletiva”, já que o ‘felizMENTElar’ foi a primeira resposta social apoiada pelo PRR a começar a funcionar.
A residência para idosos, que conta com quatro dezenas de funcionários, abriu portas em setembro. Neste momento acolhe 48 pessoas e dá apoio domiciliário a mais 40.
