Nasce em Braga a Fundação Primavera, voltada para ajudar crianças e idosos

Há uma nova fundação que nasce a partir de Braga direcionada para ajudar crianças e idosos em situação vulnerável. A ideia partiu de José Dionísio e Jorge Batista, fundadores do grupo Primavera.
A Fundação Primavera foi oficialmente lançada ao final da tarde desta quinta-feira, no pequeno auditório do Fórum Braga.
Em conversa com a RUM, José Dionísio, um dos dois instituidores, explica que esta fundação nasceu depois de “alguma reflexão” e assenta em “dois pilares” partilhados por ambos e respetivas famílias.
“Do meu lado, uma maior vontade de ajudar as pessoas mais velhas, em situação de isolamento social. É algo que me preocupa: ver pessoas desnecessariamente institucionalizadas antes do tempo. Do lado da família de Jorge Batista, uma grande preocupação com a institucionalização das crianças em lugar de, quando é necessário, tê-las em famílias de acolhimento. É um problema que Portugal tem e que precisa de ser invertido relativamente a muitos países do Norte da Europa”, especifica José Dionísio.
A Fundação Primavera tem uma dotação inicial de três milhões de euros e é uma das únicas no país “100% filantrópica, de base”. “A partir daqui, a proposta de valor passará por ajudarmos aqueles que estão no terreno a fazer muito mais do que estão a fazer hoje”, detalha o instituidor.
José Dionísio garante que o projeto vai ajudar milhares de idosos e crianças. “Não queremos que a fundação se dedique a resolver problemas de cinco, 10 ou 15 pessoas, mas de milhares de pessoas nos próximos anos.”
Ao mesmo tempo, explica o funcionamento daquele organismo, que tem “a sua própria equipa.”
“À medida que for tendo mais parceiros, essa equipa tem de crescer. Irá provavelmente crescer, também, com voluntários gestores de projetos que, durante algum tempo, podem acompanhar um projeto, de acordo com a nossa framework de trabalho. Mas terá uma base própria dos seus próprios colaboradores”, anuncia.
A Fundação Primavera já tem site disponível, onde é possível acompanhar as iniciativas, enviar ideias e projetos.
