Presidente do Município garante tranquilidade no arranque do novo ano letivo

“Estão reunidas todas as condições para que o arranque do novo ano letivo seja tranquilo”. A garantia é do presidente da Câmara Municipal de Braga. A sessão de abertura do ano letivo 2023/2024 decorreu, esta quarta-feira, no Altice Forum Braga, e contou com a participação dos assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores em funções nos estabelecimentos de ensino, assim como os Agrupamentos de Escolas, representantes das Associações de Pais e das Juntas de Freguesia.
Na cerimónia, Ricardo Rio salientou o processo de descentralização de competências nesta matéria. Para o edil, “Braga foi um exemplo”. Apesar das preocupações no que toca às questões financeiras, as questões operacionais foram, no seu entender, “devidamente salvaguardadas”.
Mais de 20 milhões de euros de investimento na requalificação dos equipamentos escolares
“A área da educação é prioritária em qualquer território”, mas, como salienta o edil, é “particularmente importante e desafiante em Braga pela sua dinâmica demográfica”. Com mais de 4 mil alunos estrangeiros nas escolas do concelho, acrescem responsabilidades, nomeadamente no que toca aos equipamentos. E, nesse sentido, Ricardo Rio vinca as intervenções que têm sido levadas a cabo, num investimento que ronda os 20 milhões de euros.
“Estão em curso intervenções em vários equipamentos escolares dos diversos níveis de ensino e estamos a desenvolver mais projetos para submeter no âmbito do PRR e do novo quadro comunitário”, frisa, exemplificando com a intervenção já realizada em São Lázaro e a que está em curso em Este São Pedro. “É quase uma revolução do ponto de vista das condições de trabalho para todos os profissionais e para os alunos que as frequentam”, considera.
Bolsa de salvaguarda representa mais de 500 mil euros por ano de investimento
Ricardo Rio realça ainda o trabalho que tem sido desenvolvido no que diz respeito aos processos de recrutamento. Além disso, destaca a criação de uma bolsa de salvaguarda de assistentes operacionais para que as escolas tenham sempre os recursos humanos necessários, uma medida que representa mais de 500 mil euros por ano de investimento direto da autarquia.
Por sua vez, Carla Sepúlveda, vereadora com a pasta da Educação, enaltece a importância deste evento. Na sua opinião, trata-se de um “momento de união”. “É este trabalho em rede que faz a diferença e que faz com que Braga seja uma cidade exemplar, uma cidade educadora, inclusiva e com valores”, afirma.
O ano letivo 2023/2024 arranca, em Braga, com mais de 23 mil alunos de 83 nacionalidades. O regresso às aulas acontece entre os dias 12 e 15 de setembro.
