Presidente da CMB teme aumento da abstenção 

O presidente do Município de Braga teme que a possibilidade dos eleitores infetados ou em isolamento devido à pandemia de covid-19 poderem votar nos mesmos locais que cidadãos saudáveis, venha a contribuir para o aumento da taxa de abstenção. Recorde-se que em 2019 foi atingido um novo recorde com a taxa de abstenção a rondar os 51,43%.


Ricardo Rio fala numa “não solução” da parte do Governo, visto que não está prevista nenhuma alteração na organização do sistema eleitoral no dia 30 de janeiro em função desta decisão. “Vai existir um reforço dos meios de proteção individual nos membros das mesas”, avança à RUM o edil.

O autarca bracarense é um dos defensores da criação de locais específicos para pessoas infetadas ou em isolamento profilático, de modo a transmitir confiança aos restantes eleitores. Ricardo Rio teme que esta decisão do governo central venha a ter um resultado contrário, ou seja, que menos pessoas se desloquem às urnas no dia 30 por receio de virem a ser infetadas com o SARS-COV-2.

O presidente da Câmara Municipal de Braga alerta para aquele que considera um “erro claro da não decisão que o Governo teve sobre esta matéria”. Ricardo Rio alerta que “não há nenhuma garantia de que as pessoas (infetadas ou em isolamento) votem entre as 18h00 e as 19h00”, uma vez que apenas foi feita uma recomendação e não existem proibições, logo o eleitor pode votar em qualquer horário. O autarca apela, por isso, ao bom senso das pessoas, de modo a “minimizar” contactos.

Este domingo, 23 de janeiro, são mais de sete mil os bracarenses que se inscreveram para votar antecipadamente. Todos os 150 membros das mesas de voto serão testados “antes mesmo do ato eleitoral”, um encargo assegurado pela autarquia.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv