Presidente da ACIB pede “coragem” para se avançar com área metropilitana

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, considera “essencial” a criação de uma terceira área metropolitana no país que envolva o distrito de Braga e o de Viana do Castelo.

Na noite desta terça-feira, em entrevista ao programa da RUM ‘Campus Verbal’, João Albuquerque afirmou que se trata de um desígnio que o poder político local e empresarial tem de acelerar e pede “coragem” para que se avance “com uma agregação lata”, estando de acordo que possa abranger o Minho. Para o representante dos empresários de Barcelos, “deixar o quadrilátero urbano sem uma capacidade de exigência” ao nível de Porto e Lisboa “será uma má decisão para o futuro de uma geração”.


Para o dirigente da ACIB, o estado central tem a obrigação de olhar de outra forma para a região dado o contributo do Cávado e do Ave para a economia nacional. “Nós, em conjunto, temos de chegar aos políticos e perguntar onde está o retorno do investimento quando a balança de pagamentos tem 2500 milhões de euros positivos emanados da região do Cávado e do Ave? Não há. Isso e é injusto”, critica.

A mobilidade no quadrilátero continua a marcar passo sem uma ligação direta ferroviária. O presidente da ACIB diz ainda que o investimento nacional como acontece em Lisboa e no Porto tem de chegar aos distritos de Braga e Viana do Castelo na mesma proporção.

Quanto ao metrobus/BRT e ao desígnio de Guimarães de uma nova ligação a Braga, o presidente da ACIB refere que o que “é super importante” é “ligar as quatro cidades”, porque “tudo é economia”.


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA CAMPUS VERBAL

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Clube de combate
NO AR Clube de combate A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv