Presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa é a escolha de parte dos bracarenses

Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato escolhido por parte do eleitorado bracarense às eleições presidenciais. A RUM foi esta quinta-feira às ruas de Braga questionar os cidadãos sobre o ato eleitoral do dia 24 de Janeiro e o atual presidente da República é quem reúne o maior consenso.
A maioria dos entrevistados vê em Marcelo um sinal de estabilidade. “Não vejo, entre todos, um que seja melhor”, ou “não tenho razões de queixa do primeiro mandato”, “tem correspondido ao que idealizo num presidente” até à ideia de ser o “mais sensato e mais preparado”, são algumas das opiniões recolhidas.
No entanto, há quem veja em André Ventura, líder do Chega, um candidato “completamente diferente ao que está estabelecido”, reunindo a preferência de voto. Também há quem considere Ana Gomes “a mais competente” e olhe para Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, como a solução para os próximos cinco anos da presidência da República.
Quanto ao primeiro mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, os entrevistados destinam elogios mas há quem entenda que o atual chefe de Estado “banalizou o cargo nos últimos dois anos” por “andar muito colado ao Governo”. A sensatez acima assinalada é também argumento para Marcelo continuar o modelo presidencial “da mesma forma” e há quem diga que o atual presidente é “presidente e primeiro-ministro ao mesmo tempo”.
As eleições presidenciais realizam-se no próximo dia 24, numa altura em que o número de casos de infeção de Covid-19 tem disparado no país. Apesar disso, os eleitores bracarenses dizem que, cumpridas as regras de segurança, não há motivos para não se deslocarem às urnas.
