Presépio de Priscos alerta para a violência no namoro

Este ano, o Presépio de Priscos está a alertar para a Violência no Namoro. Considerado o maior presépio vivo da Europa, com 600 figurantes e 90 cenários, o espaço está aberto aos fins-de-semana.

Nesta época em que os valores da solidariedade, família e amor estão mais presentes, o Padre João Torres apela a uma maior reflexão sobre esta matéria. As mensagens e exposição presente no espaço foram desenvolvidas por alunos de uma escola de Torres Vedras. A ideia da organização em abordar este tema resultou do próprio presépio.


“Esta ideia surgiu porque dentro das figuras que compõem o presépio, São José protegeu Nossa Senhora. Hoje em dia queremos controlar tudo ou achamos que o outro é nossa propriedade. Somos muito precipitados”, declara.

Na inauguração do presépio, a organização convidou uma sobrevivente a uma tentativa de homicídio por parte do namorado em 2015.

Quanto à adesão da população, o responsável garante que tem sido positiva com especial destaque para o aumento de visitantes da Galiza.

Apesar do termino das restrições devido à pandemia de covid-19, a organização decidiu agendar as visitas de grupos, de modo a diminuir grandes aglomerados.

Dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga continuam a ajudar na construção e manutenção do espaço. No futuro, o Padre João Torres espera que seja possível alargar este número.

O Presépio de Priscos vai estar de portas abertas já este domingo, 1 de janeiro, entre as 16h00 e as 18h30. Nos sábados de 7 e 14 de janeiro, o horário de funcionamento será entre as 20h00 e as 22h00. Nos domingos de 8 e 15 de janeiro, último dia de portas abertas, o presépio pode ser visitado a partir das 15h00 até às 18h30. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv