Prémio Mérito Científico 2020 vai para Patrícia Jerónimo

Patrícia Jerónimo é a galardoada deste ano pela Universidade do Minho com o Prémio Mérito Científico. Natural de Leiria acabou por fazer toda a sua carreira na academia minhota, mais concretamente, na Escola de Direito e no Instituto de Investigação em Justiça e Governação. Já lá vão 25 anos desde que entrou pela primeira vez na instituição de ensino superior minhota.
Em entrevista à UMinho, a investigadora declarou que o galardão é um incentivo a continuar o bom trabalho. “Este género de reconhecimentos são muito importantes porque ao longo do percurso de investigação existem momentos de desânimo”, confessou. Patrícia Jerónimo afirmou ainda que é reconfortante saber que existem “pessoas atentas” ao seu trabalho. Segue-se ainda um longo caminho em que espera “dar provas que o prémio foi bem atribuído”.
A investigadora, que na sua juventude equacionou seguir a carreira de jornalista, está à frente do projecto “Inclusive Courts”, um trabalho que pretende perceber como é que os tribunais portugueses lidam com as minorias culturais, étnicas e religiosas. Apesar de terminar em 2021, Patrícia Jerónimo explicou que é “provável que venham a surgir deste trabalho spin-offs sobre alguns dos aspectos tocados pelo projecto”.
Recorde-se que o “Inclusive Courts” é um projecto de três anos que conta com a colaboração de 15 investigadores, antropólogos e linguistas.
