“Precisamos muito que os jovens se interessem pela Europa”

Dar a oportunidade aos mais jovens para participar na construção do futuro da União Europeia. Este é o grande objetivo do projeto interuniversitário “Next Generation: You” que refletiu, esta sexta-feira, sobre o tema “Coesão + Competitividade = Desenvolvimento”. O projeto que está a ser desenvolvido por seis universidades portuguesas, são elas: Minho, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora e Lisboa, contou com a presença da comissária europeia para Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
Em declarações à RUM a diplomata começou por frisar a necessidade de os jovens de interessarem pela Europa. “Havia muitas coisas que considerávamos como certas e adquiridas, hoje percebemos como é importante estarmos todos ativos, em rede e a contribuir para que a nossa comunidade seja sólida”, alerta.
Acabar com o estigma da má utilização dos fundos estruturais foi outro dos pontos centrais do discurso da comissária europeia que fez questão de enfatizar que as verbas que são disponibilizadas permitem “dar oportunidades a pessoas mais excluídas” que posteriormente terão capacidade para “contribuir para a riqueza coletiva”.
Quando questionada sobre a possibilidade de o clima de incerteza causado pela guerra na Ucrânia vir a interferir negativamente na execução do Plano de Recuperação e Resiliência Português, Elisa Ferreira, acredita que tal não irá ocorrer. Pelo contrário, está convicta de que irá acelerar a agenda, a título de exemplo, da requalificação ambiental.
“Os fundos não são para manter o que tínhamos antes, mas sim, para construir bases diferentes, mais inovadoras, digitais e coesas territorialmente. Um país desequilibrado é um país frágil”, afirma.
O evento insere-se num ciclo de workshops e conferências que pretende reunir os contributos dos jovens europeus para a “Conferência sobre o Futuro da Europa”, segundo a docente da Escola de Economia e Gestão, Helena Guimarães.
Os estudantes das seis academias são desafiados, no âmbito da iniciativa, a desenvolver position papers. No total foram apresentados 13, em meados de maio serão conhecidos os grupos vencedores que como recompensa irão viajar até Bruxelas, Bélgica, para conhecer as instituições comunitárias.
