Praça do Município discute Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Braga  

No programa de debate político da RUM, Praça do Município, os membros do painel desta semana discutiram, em parte, as medidas da autarquia no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030. O mote para a discussão do tema foi a quinta reunião dos ODS da Associação Nacional de Municípios, que aconteceu na última semana na cidade de Braga.


Na sua intervenção principal durante o encontro nacional, Ricardo Rio, autarca local, disse que 70% do orçamento municipal de Braga está alinhado com os objetivos da ONU, afirmação que levantou algumas dúvidas durante o debate da Universitária, com o comentador António Lima a referir que “tudo cabe em ODS”, nomeadamente na recolha de lixo, jardinagem e intervenção no espaço público. No entanto, o comentador diz que é preciso fazer muito mais, questionando o “poucochinho que se faz para a fotografia”, nomeadamente no que respeita ao número de ciclovias. Lima, que é também deputado do BE na Assembleia Municipal de Braga, deu como exemplo o regulamento aprovado recentemente em sede de assembleia municipal que visa o apoio aos munícipes na compra de bicicletas. Na sua opinião, o valor que o município atribui é “muito pouco” para fazer a diferença. “Pode dizer-se que a CMB aprovou um regulamento, mas a verba alocada para isso quase que não dá para pagar o tempo que se gasta a ler o regulamento”, ironizou. Segundo as contas do comentador, o orçamento do município para esta medida daria para comprar “seis bicicletas com atrelado”, o que é “muito poucochinho” numa cidade com mais de duzentos mil habitantes.

A carta das Nações Unidas conta dezassete pontos. Ora, Carlos Neves, discorda da leitura genérica de António Lima e dá nota de outras medidas da autarquia que vão, também, de encontra aos ODS, nomeadamente apoios diretos ao arrendamento, apoios diretos ao pagamento de prestações de crédito, programas de arrendamento acessível. “Estamos a fazer aqui várias coisas, a trabalhar para vários objetivos em simultâneo”, argumenta, acrescentando o investimento previsto em mais ciclovias, compra de bicicletas e mobilidade sustentável.

Por isso, o comentador que é também deputado do CDS na Assembleia Municipal, realça a visibilidade internacional de Braga em matérias desta natureza. “O contributo que cada município deve dar deve ser o seu e deve também ser capaz de contagiar os outros, e, desse ponto de vista, Braga está a fazer um trabalho notável”, considerou, referindo-se a prémios e “reconhecimentos diversificados através de redes europeias e internacionais”.

O programa Praça do Município deste fim-de-semana, com reposição em antena esta segunda-feira à noite, pode já ser escutado em podcast.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv