Praça do Município acolheu sprint final da iniciativa escolar ‘Pedalar pela Leitura’

EB 2,3 Frei Caetano Brandão foi a grande vencedora com 319 quilómetros percorridos.

A manhã de segunda-feira juntou dezenas de alunos de doze escolas de Braga na Praça do Município, local escolhido para o sprint final da iniciativa ‘Pedalar pela Leitura’, promovida pelo município de Braga em parceria com a Porto Editora. A iniciativa alia desporto e cultura e deverá ser alargada a jardins-de-infância e escolas primárias, no futuro. A possibilidade foi admitida pela vereadora do desporto, Sameiro Araújo.

Durante este mês, os alunos de 12 escolas do Concelho foram desafiados a pedalar e conquistar livros para as respectivas bibliotecas escolares. Já esta manhã, durante aproximadamente duas horas, dezenas de alunos das diferentes escolaram percorreram os quilómetros finais e os resultados foram renhidos. A EB 2, 3 Frei Caetano Brandão foi a escola que acumulou mais quilómetros (319), seguida da EB 2,3 de Celeirós (314) e da EB 2, 3 de Cabreiros. Segundo Sameiro Araújo, o desafio foi alargado a toda a comunidade educativa, incluindo pais. “Pedalaram dois dias cada escola, as mesmas horas. Nalgumas escolas os funcionários foram dar uma ajuda e numa ou outra, pais”, explicou. De acordo com a responsável, “a simbiose entre a leitura e o desporto pode dar bons frutos”. Sublinhando que Portugal “lidera o ranking europeu de obesidade infantil”, Sameiro Araújo considera que a atividade “é mais uma forma de tentar chamá-los para a prática desportiva”. Entretanto, a ambição da vereadora do desporto vai mais longe: “Vou ver se é possível nas próximas edições alargar às escolas primárias e até aos jardins-de-infância porque é aqui que tudo começa”, argumenta.

Todas as escolas vão receber livros da Porto Editora


Apesar destes resultados, todas as escolas participantes serão contempladas com livros oferecidos pela Porto Editora, revelou Joana Branco em declarações aos jornalistas. O conjunto de livros a oferecer visa “enriquecer a biblioteca de forma a que alunos e professores tenham livros mais atuais e com novidades que os possam motivar para continuarem a ler”. “A seleção feita é com principal enfoque nos autores portugueses”, acrescenta, sublinhando que “uma boa parte dos portugueses em 2022 não leu um único livro”. 

A Decathlon também se juntou à iniciativa e disponibilizou as bicicletas fixas nas escolas para que a actividade se concretizasse. As bicicletas estiveram disponíveis nas escolas Francisco Sanches, Lamaçães, Frei Caetano Brandão, Nogueira, André Soares e Gualtar, Real, Palmeira, Cabreiros, Cávado, Celeirós e Santa Maria. 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv