Pousada de Guimarães vai disponibilizar 15 camas para estudantes universitários

A Pousada da Juventude de Guimarães vai disponibilizar 15 camas para estudantes universitários.

Os preços variam entre os 220 e os 275 euros, mas, sobre os valores praticados, pode incidir um desconto do Cartão Jovem Europeu de 10% para quartos duplos e 20% para quarto triplo e os estudantes bolseiros poderão ter um valor equivalente ao desconto de um mês para utilizar em vale de alojamento na rede de Pousadas de Juventude.

O programa da Movijovem integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior com o objetivo de apoiar jovens que ingressam no ensino superior.

Segundo Júlia Monteiro, responsável pela Pousada vimaranense, há 15 camas disponíveis, as mesmas que em 2022. Podem ser quartos duplos, que dá para dois estudantes, no valor de 275 euros mensais por cada ocupante, ou quartos múltiplos, que seriam para três estudantes, no valor de 220 euros cada.


“Está incluído o pequeno-almoço, todas as despesas de eletricidade, gás, água, internet, e acesso às áreas comuns e a uma cozinha”, acrescentou a diretora. No caso do quarto duplo a casa de banho é privativa, enquanto nos múltiplo os ocupantes têm acesso a um balneário comum. Além destas condições, o Governo aponta a gratuitidade da limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente.

“Em 2019, tivemos cá cerca de nove estudantes alojados e o ano passado tivemos dois estudantes”, adiantou Júlia Monteiro.

A responsável lembrou que “existem 19 Pousadas de Juventude em Portugal que estão a colaborar com o Plano Nacional de Alojamento Estudantil, no sentido de ajudar a colmatar o problema da falta de camas”.

Os interessados podem contactar a Pousada da Juventude de Guimarães, localizada no Complexo Multifuncional de Couros, Largo da Cidade, n.º8, através do 253 512 050 ou do e-mail guimaraes@movijovem.pt.

Dezanove pousadas da juventude (Abrantes, Almada, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa Centro, Lisboa Parque das Nações, Oeiras, Ponte de Lima, Portimão, Porto, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira) vão reforçar o alojamento estudantil em cerca de 9%, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, anunciou hoje o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Em Braga, a Pousada da Juventude, gerida pelo município, não tem disponibilidade para acolher estudantes universitários de forma regular, “face aos elevados níveis de procura”. À RUM, o presidente da autarquia, Ricardo Rio, explicou ainda que “não é esse o objetivo” do Centro de Juventude de Braga. Ainda assim, o autarca não descarta a hipótese de poder ser uma resposta para casos pontuais.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv