Postais de Braga: Hugo Delgado revela novos ângulos da cidade em mostra fotográfica

São mais de duas dezenas de fotografias, da autoria do bracarense Hugo Delgado, que dão vida às paredes do Museu dos Biscainhos, até outubro. A mostra “Um ensaio visual”, que apresenta a cidade de Braga captada pela lente do fotojornalista, foi inaugurada, esta quinta-feira.

Em entrevista à RUM, Hugo Delgado admite que, para quem está habituado a trabalhar com o instantâneo, parar e olhar para a sua cidade foi “um desafio”. “Fotografar edificado classificado foi um desafio. A maior dificuldade é eu morar em Braga e olhar para todos os sítios que eu passo diariamente e ter de fotografá-los de uma forma diferente”, explicou.


Com o trabalho mais reconhecido fora de portas, ter uma exposição num museu da sua cidade é uma forma de dar a conhecer a sua arte.

Este trabalho implicou parar e apreciar, para perceber “como é que a luz incide em certos sítios a determinadas horas”. Estas fotografias, disse ainda, permitem a Hugo Delgado “deixar a sua marca, para as gerações vindouras” e mostrar “como era Braga no ano de 2025”.


“O fotojornalismo é quase um parente pobre da fotografia neste momento, somos cada vez menos, porque há cada vez menos jornais que contratam fotojornalistas. Além disso, hoje em dia toda a gente tem uma máquina fotográfica na mão e isso veio globalizar um bocadinho a fotografia, mas, por outro lado, veio também dar destaque a quem realmente faz as coisas bem feitas, não só com emoção, mas também com pés e cabeça”, explicou, lembrando que “um fotojornalista tem que pensar e repensar muito bem, porque nós escrevemos com imagens”.

Para Hugo Delgado, este trabalho “é um ensaio visual sobre a forma como habitamos e somos habitados pelo espaço urbano, sobre o modo como o tempo se cola às paredes, e como a cidade, mesmo sem rostos visíveis, continua a falar de nós”. 

Trata-se de um trabalho criado a convite do Município de Braga, para assinalar os 20 anos do Concurso Municipal de Fotografia, que teve como tema o património arquitetónico e arqueológico classificado.

“A principal inovação consistiu na formulação de um convite a um fotógrafo profissional de Braga, para interpretar livremente o tema. O trabalho passa a ser propriedade do Município, contribuindo para enriquecer o património de imagens fotográficas”, disse Pedro Lopes, da divisão do Centro Histórico, Património e Arqueologia.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, reconhece que Hugo Delgado é “um talentoso profissional, cujo trabalho enriquece esta iniciativa e construiu para a valorização do património”. “A exposição é uma oportunidade única de apreciar a criatividade e o olhar artístico de Hugo Delgado”, acrescentou. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv