Portugal vai receber esta semana 500 ventiladores e mais 500 após a Páscoa 

O anúncio partiu do Secretário de Estado da Saúde, António Sales, que revelou que está prevista a chegada de 500 ventiladores a Portugal já esta semana e mais 500 após o período da Páscoa. Durante o dia de hoje, segunda-feira, serão distribuídos 144 ventiladores por hospitais de todo o país, de acordo com as suas necessidades.

Num novo balanço ao número de testes à covid-19 em Portugal, o secretário de estado referiu que desde o dia 1 de Março foram concretizados “cerca de 110 mil testes de diagnóstico”. Uma valor em linha com outros países da União Europeia e em alguns casos até superior. No que diz respeito à capacidade diária é agora de 11 mil testes, garantiu António Sales.


A Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, frisou que os testes “têm chegado onde são necessários”, uma vez que qualquer cidadão com “sintomatologia mínima” está a ser testado para a Covid-19. Contudo, a responsável declara que as assimetrias nos testes diagnóstico são explicadas pela distribuição da própria doença no país.

Sobre os casos de pessoas que testaram negativo e depois positivo, Graça Freitas afirmou que são poucas as situações e que estas foram relatadas na Ásia. No entanto, a DGS e o Governo vão continuar a “acompanhar a situação”, uma vez que este é um vírus novo ainda pouco conhecido.

DGS aconselha uso de máscaras ?


A Diretora-Geral da Saúde declara que ainda estão a analisar pareceres e que por isso Graça Freitas não se compromete com uma resposta concreta. “Pedimos o parecer, mas continuamos a dizer que, à data, continuamos alinhados com a Organização Mundial da Saúde, que vai também ela própria produzindo pareceres nesta matéria. Esperemos que esta semana sejam emitidas novas orientações. Teremos que aguardar mais uns dias”, explicou.

O Bastonário da Ordem dos Médicos voltou a afirmar que Portugal já está no limite dos cuidados intensivos.

Em resposta, o Secretário de Estado da Saúde voltou a referir que está prevista a chegada de mais ventiladores, mas não escondeu estar “preocupado”, uma vez que esta “é uma questão “volátil do ponto de vista da gestão”.

“O que é hoje a nossa capacidade de ventilação pode variar de um dia para o outro. Quer seja para melhor como para pior. Estamos muitos atentos e acreditamos que com o que temos adquirido teremos capacidade para fazer face a uma situação menos boa”, declara.

A conferência diária contou também com a presença da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, que alertou para a inexistência de “soluções milagrosas” para fortalecer o sistema imunitário. A bastonária aconselhou os portugueses a adoptar hábitos alimentares saudáveis privilegiando o consumo de alimentos frescos e, principalmente, a ficar em casa.

“Não existem nem superalimentos nem suplementos capazes de combater o covid-19”, frisou, alertando assim para a circulação de notícias falsas a respeito da alimentação.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv