Portugal perde com Espanha nos últimos minutos e deixa escapar final four

Esteve quase, mas Portugal falhou o apuramento para a final four da Liga das Nações. A seleção das quinas perdeu, por 0-1, frente à Espanha, em jogo referente à última jornada da fase de grupos, realizado, esta terça-feira, no Estádio Municipal de Braga, praticamente lotado, com 28.196 espetadores.
O desafio começou morno, com as equipas a encontraram dificuldades para chegar ao último terço do relvado. A exceção foi aos oito minutos, quando João Cancelo perdeu a bola junto da sua área, que motivou um remate perigoso de Pablo Sarabia. Valeu o corte da muralha defensiva de Portugal.
A monotonia veio a ser quebrada a meio da primeira parte. No espaço de um minuto, William Carvalho e Rúben Neves tiveram oportunidades para marcar, mas sem sucesso. Com Portugal por cima da partida, foi sem surpresa que surgiram mais lances de perigo: aos 33, Diogo Jota proporcionou uma defesa apertada a Unai Simon, e, aos 37, Bruno Fernandes atirou às malhas laterais, causando, inclusivamente, sensação de golo.
Até ao final da primeira parte, a Espanha ainda assustou por Ferran Torres, com a bola a sair por cima da baliza de Diogo Costa.
Resistência durou 88 minutos
A etapa complementar iniciou com uma boa chance para Cristiano Ronaldo faturar. Após passe de Diogo Jota, o capitão da seleção portuguesa encontrou a oposição do guarda-redes adversário.
Num jogo que não estava a correr de feição para a sua equipa, Luis Enrique mexeu por quatro vezes até aos 60 minutos e as melhorias foram visíveis. Rúben Dias ainda viu Dani Carvajal impedir os festejos, mas, a partir daí, a seleção forasteira começou a tomar conta da partida: Morata, por duas vezes, e o recém-entrado Nico Williams tentaram a sua sorte, valendo Diogo Costa a Portugal.
Aos 88 minutos, os dois jogadores viriam a ser os heróis espanhóis. Depois de um cruzamento da direita, dentro da área, Nico Williams serviu Álvaro Morata para o golo. A seleção das quinas ainda respondeu, aos 90, mas Cristiano Ronaldo permitiu a intervenção de Unai Simon.
A Espanha junta-se a Cróacia (ganhou o grupo 1, que tinha a campeã em título França), Itália (grupo 3) e Países Baixos (grupo 4) no playoff da Liga das Nações. De acordo com a imprensa local, o país neerlandês deverá receber a final four, agendada para o período entre 14 e 18 de junho. Falta a confirmação oficial da UEFA.
