Portugal conhece hoje a próxima Capital Europeia da Cultura

Braga fica hoje a saber se será Capital Europeia da Cultura no ano de 2027. Depois da última apresentação diante do júri, esta quarta-feira desfazem-se todas as dúvidas. 

A cidade portuguesa que for eleita vai juntar-se à já selecionada Liepaja, na Letónia, e terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como anunciou em outubro o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012) foram as cidades portuguesas que já almejaram este título no passado.

O painel de jurados é composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (Comissão Europeia), Anne Karjalainen (Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (Ministério da Cultura português).

A par de Braga estão na corrida as cidades de Aveiro, Évora e Ponta Delgada. A conferência de imprensa está agendada para as 16h00, em Lisboa.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv