Até ao final de Maio sindicatos vão lutar “Por uma Educação de qualidade”

Arranca esta segunda-feira, às 10h00, a campanha “Por uma Educação de qualidade”. A iniciativa é convocada pelo Comité Sindical Europeu da Educação, sendo que em Portugal está sob a alçada da Federação Nacional da Educação (FNE) e do Sindicato dos Professores da Zona Norte.

Esta manhã, serão colocadas faixas alusivas a reivindicações dos professores em quatro escolas “foco” do distrito de Braga, são elas: a Escola Secundária Carlos Amarante, Francisco de Holanda, Escola Secundária de Vila Verde e da Póvoa de Lanhoso.

Os objetivos europeus da iniciativa, segundo avançou à RUM o dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Norte, passam pela “valorização dos profissionais e das suas condições de trabalho, término da precariedade em relação às contratações e aumento da atratividade da profissão, nomeadamente, para os mais jovens contribuindo assim para o rejuvenescimento da profissão. 

Estes serão os tópicos abordados, semana a semana, até 31 de Maio nas escolas junto quer de professores quer de estudantes. 

 

O dirigente deixa críticas ao “bloqueio” do Ministério da Educação em relação a estes tópicos. A falta de respostas tem originado a desmotivação principalmente dos mais jovens. “O que vemos é muita gente desmotivada e que quer abandonar a profissão por falta de condições”, declara.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv