Polícia Municipal de Braga mais presente à noite e ao fim-de-semana

A Polícia Municipal de Braga vai estar mais presente no terreno a partir de 1 de Junho com a entrada em funções do terceiro turno, composto por 15 novos elementos. O terceiro turno é dedicado ao período da noite e fim-de-semana. “Há muito tempo que se reivindicava que a Polícia Municipal pudesse ter uma presença mais frequente no contexto da vida citadina, quer à noite quer ao fim-de-semana”, começa por admitir o autarca local.

Este terceiro turno é dedicado sobretudo à “regulação dos horários de funcionamento dos estabelecimentos e com a salvaguarda da paz pública que se exige em determinados contextos”, esclarece. Além disso, a Polícia Municipal vai cumprir com a fiscalização do respeito pelas normas e regulamentos municipais.


A partir de 2021, a autarquia de Braga vai aceitar proposta de descentralização no que respeita à gestão do estacionamento no respeito pelas normas de trânsito. “Até agora tínhamos recusado porque não tínhamos condições, mas com a entrada em vigor dos três turnos e os 15 novos agentes, passamos a reunir as condições para poder ter uma actuação mais cabal”, admite.

Em declarações à RUM, o presidente da autarquia lamentou alguns comentários que visam descredibilizar a missão da Polícia Municipal. Ricardo Rio lembra que a Polícia Municipal “não se substitui à PSP ou à GNR,  mas é um elemento dissuasor de condutas menos próprias e com capacidade de actuação na regulação do trânsito, nos horários de estabelecimentos e que pode cumprir uma função muito importante, mas que só é possível com meios”.

Na óptima do autarca, a Polícia Municipal tem dado “passos firmes”, recordando ainda a nomeação recente de um comandante.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv