Com missas suspensas, Igreja “não tem suporte para responder a necessidades”

Para o arcebispo de Braga, a pandemia provocada pela Covid-19 veio impulsionar dois novos tipos de pobreza: probreza jovem e envergonhada.

D. Jorge admitiu que muitas famílias têm recorrido à arquidiocese para pedir ajuda, mas muitas pedem anonimato.


Quanto ao desemprego a situação, diz, “é grave”, principalmente entre os jovens, que têm “problemas novos”, nomeadamente relacionados com o pagamento das rendas. Há famílias onde ambos ficam sem trabalho e, por isso, têm que “recorrer à Cáritas ou às paróquias para que não sejam sem-abrigo”. Além disso, acrescentou, há, cada vez mais, “uma pobreza envergonhada”. “Com muita frequência se recebem telefonemas a pedir ajuda, pedindo anonimato”, informou. 

Com a suspensão das missas, a angariação de fundos ficou comprometida. “Aquilo que seria uma maneira da Igreja ir angariando fundos, para poder depois partilhar, deixou de acontecer e não podemos delinear algumas estratégias”, explicou, lembrando que já bem próximos da quaresma, também o chamado contributo penitencial fica pendente. “Não vamos ter suporte económico para responder a algumas necessidades, que começam a ser prementes”, afirmou. 


A pensar nas situações de pobreza, a Arquidiocese lançou uma iniciativa denominada “Pão de Lázaro”, para completar um serviço prestado por outras associações. “Os sem-abrigo tinham quem lhes proporcionasse almoço e jantar, mas faltava o pequeno-almoço”. Por isso mesmo, com a colaboração da Associação Lázaro, o pequeno-almoço começou a ser servido, ao lado da Igreja dos Terceiros. Inicialmente, desvendou D. Jorge Ortiga, “eram poucos” os que recorrriam a esta ajuda. No entanto, “o número triplicou” e, agora, não são apenas pessoas em situação de sem-abrigo que recorrem ao pequeno-almoço. “Há pessoas que dizem que se não tiverem esta refeição, não terão mais nenhuma”, revelou.

Sem querer entrar em alarmismos, o arcebispo pede que se responsabilizem as entidades oficiais e se envolvam as paróquias na resolução de problemas concretos. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Praça do Município
NO AR Praça do Município A seguir: Clube de combate às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv