Festival ‘Pint of Science’ regressa a Braga com 12 investigadores

Arranca esta segunda-feira a 5ª. edição do festival de comunicação de ciência da ‘Pint of Science’. Depois de um interregno de dois anos devido à pandemia, o festival internacional regressa de 9 a 11 de maio, com os cientistas a apresentarem de “modo simples” os seus projetos à sociedade. 


Até quarta-feira, a associação sem fins lucrativos promove duas sessões por dia em bares da cidade dos arcebispos para divulgar a investigação científica nacional num ambiente descontraído. O festival conta com um total de 12 investigadores de áreas desde a Biologia e Engenharia à Psicologia e Neurociências. 


Em Braga, são três os bares que abrem as portas à ciência, entre as 19h e as 22h, nomeadamente a Letraria, a Tosga e o Rossio Bar. Daniela Gomes, uma das coordenadoras da iniciativa em Braga, refere que o objetivo é debater vários temas da área das ciências de modo “acessível” e desta forma, “promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos”.

Esta edição tem os temas ‘Ter muita lata’, ‘Com pés e cabeça’ e ‘Do 8 ao 80’, abordando os dispositivos robóticos, as nanopartículas contra o cancro, a impressão 3D, os efeitos do stress no cérebro, as alterações climáticas, a condução autónoma e as microalgas como superalimento, entre outros.

Dos 12 investigadores, oito são da Universidade do Minho. Para Daniela Gomes trata-se de “uma excelente oportunidade para toda a gente conhecer melhor os seus trabalhos e o que se faz na universidade e fora dela”. “É sempre interessante para o público em geral perceber que por detrás da ciência estão conceitos bastantes simples”, considera.

Nesta segunda-feira intervêm Rui Gomes (Centro de Investigação em Psicologia), João Filipe Oliveira (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, ICVS), Pedro Geada e Salomé Duarte (ambos do Centro de Engenharia Biológica). Na terça-feira é a vez de José Tamagno e Milene Silva (ambos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Ana João Rodrigues e João Tiago Oliveira (ambos do ICVS). No último dia, quarta-feira, cabe a António Teixeira, Ana Teresa Alhinho (ambos do Centro de Biologia Molecular e Ambiental), Lígia Conceição (Universidade do Porto) e Mónica Cerquido (Bosch Car Multimedia).

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv