Pessoas mais jovens podem estar na origem de segunda vaga

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse esta terça-feira que teme que a nova propagação do novo coronavírus esteja a ser causada por pessoas na faixa dos 20, 30, 40 anos, muitas das quais não sabem que estão infetadas, o que representa um perigo para os grupos vulneráveis.
Os especialistas da OMS afirmaram que, este mês, a proporção de jovens entre os infectados aumentou em todo o mundo, uma situação que põe em risco sectores vulneráveis da população em todo o mundo, incluindo idosos e pessoas doentes, em áreas densamente povoadas e com serviços de saúde “fracos”.
“A epidemia está a mudar (…) As pessoas mais jovens, na faixa etária dos 20, 30, 40 anos, estão a impulsionar, cada vez mais, a disseminação da doença. Muitos não sabem que estão infetados”, disse Takeshi Kasai numa conferência de imprensa virtual, citado pela Reuters.
“Esta situação aumenta o risco de contágio para os grupos mais vulneráveis”, acrescentou.
Vários surtos foram relatados em países que pareciam ter o vírus controlado, como por exemplo o Vietname – que até recentemente estava há três meses sem o registo de transmissão doméstica.
“O que estamos a observar não é simplesmente um ressurgimento da doença. Acreditamos que seja um sinal de que entrámos numa nova fase da pandemia na Ásia-Pacífico ”, disse Kasai.
A OMS lembra ainda os fabricantes de medicamentos para que sigam todas as etapas necessárias de pesquisa e desenvolvimento ao criar uma vacina.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 770.429 mortos e infectou mais de 21,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Lusa
