“Penso que posso garantir que as eleições da AAUM vão decorrer através do sistema electrónico”

A publicação dos cadernos eleitorais no e-VotUM, agendada para segunda-feira, é mais um sinal que as eleições para os orgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) deverão acontecer através do sistema electrónico. O sufrágio realiza-se no 2 de Dezembro.
Em declarações à RUM, o presidente da Comissão Eleitoral adianta que, nas duas últimas semanas, depois da aprovação em sede de Reunião Geral de Alunos, foram dados passos importantes para que isso seja uma realidade. Ivo Marques refere que se “estabeleceram contactos com entidades jurídicas e informáticas da universidade” no sentido de agilizar o processo.
“Já tivemos reuniões de formação para a Comissão Eleitoral estar devidamente capacitada para conseguir gerir a plataforma. Penso que posso dar luz verde e garantir que as eleições da AAUM vão decorrer através do sistema electrónico pela primeira vez”, acrescenta.
Neste momento, a maior preocupação da Comissão Eleitoral está relacionada com o eventual bloqueio de algumas funcionalidades do portal académico, que acontece, por exemplo, quando há o atraso no pagamento das propinas.
O aluno da licenciatura em Relações Internacionais esclarece que “o voto é feito na plataforma através da autenticação do aluno”. Os alunos têm de “apresentar os dados válidos para conseguirem votar”, daí que exista “uma preocupação relativamente ao bloqueio de funcionalidades”.
A campanha eleitoral decorre entre 24 e 30 de Novembro. Há seis listas candidatas aos órgãos sociais da AAUM, duas para cada um.
