“Pensar que a app StayAway Covid é solução para controlar a pandemia é um erro”

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, defende a aplicação de medidas de controlo da propagação do novo coronavírus de âmbito local. Segundo o autarca, e de acordo com dados do ACES, o concelho tem registado diariamente “cerca de 20 ou 30 casos de Covid, estando internadas menos de 20 pessoas com a doença no Hospital de Braga”.
Ricardo Rio sempre defendeu o uso de máscara em espaço público, esperando, por isso, que a medida passe a ter carácter obrigatório. No entanto, considera a obrigatoriedade da instalação da aplicação da StayAway Covid “uma falácia”. “Estamos a discutir uma matéria que, em termos de resultados práticos, não tem consequências, já que
as pessoas não são obrigadas a introduzir os dados caso estejam infectadas e mesmo que estejam em contacto com alguém infectado não são obrigadas a contactar a unidade de saúde. Isto resulta sempre da consciência individual. Pensar que a aplicação Stayaway Covid é solução para controlar a pandemia é um erro”, justificou.
Os dados da autoridade local de saúde dão conta de 2.198 casos, até ao dia 17 de Outubro.
Apesar dos número de novos casos estar a aumentar, o presidente da Câmara diz não ser necessário, para já, “adoptar medidas muito restritivas no concelho”. “Acho que é preciso conviver com o vírus e tomar medidas para minimizar os impactos. A realidade é muito heterogénea de concelho para concelho e sou mais defensor de medidas de âmbito local, que possam responder a focos de propagação comunitária disseminados”, defendeu.
Ricardo Rio não descura a possibilidade de um eventual “confinamento local”, já que “alguns concelhos se calhar merecem regras mais apertadas do que outros”.
