Pelo menos 80 alunos da UMinho necessitam de equipamento informático

Até agora, cerca de 80 estudantes da Universidade do Minho revelaram não ter acesso a computadores ou tablets que lhes permitam assistir a aulas online. Os dados foram divulgados esta quinta-feira à RUM pelo pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais.
O número resulta de “uma auscultação feita aos alunos pelas unidades orgânicas [escolas e institutos], pelos Serviços de Ação Social e pela Associação Académica”. Para auxiliar esses estudantes, a academia minhota começou a recolher os materiais necessários, através do apoio financeiro de alumni (antigos alunos) e de empresas parceiras, tendo já “ultrapassado a barreira dos 160 computadores e tablets”, de acordo com Guilherme Pereira.
Apesar dos dados já conhecidos, “que não são exactos nem definitivos”, o pró-reitor alerta para a existência de outras dificuldades que os alunos já manifestaram em relação ao ensino mediado por tecnologia, que vai vigorar até ao final do ano lectivo. “Além do equipamento informático, também pretendemos dar apoio naquilo que é o acesso à internet. Já envolvemos a administração da Universidade do Minho neste processo, que está a trabalhar com operadoras de tele-comunicações para que possamos ajudar os estudantes com essa dificuldade”, explica.
De forma a aglutinar todos os problemas que os alunos têm em relação às aulas online, a Universidade do Minho lançou esta quinta-feira o Programa de Apoio Informático a Estudantes. Este mecanismo, que é “complementar ao processo de recolha de material”, vai permitir o acesso rápido a equipamento informático, dispositivos audiovisuais ou serviços de internet móvel, através da modalidade de empréstimo de curta duração, por parte de alunos em condições de carência económica comprovada.
O regulamento do programa está disponível em www.paie.sas.uminho.pt, endereço através do qual os estudantes devem submeter o pedido directamente. Para “assegurar a celeridade da análise dos processos e a entrega dos meios informáticos”, o prazo para candidaturas é de três dias, terminando no sábado.
