Pedro Proença considera modelo actual da Taça da Liga “um caso de estudo”

O presidente da Liga Portugal refere que a Taça da Liga é cada vez mais “apetecível” para os clubes. Na apresentação da Final Four da competição, que aconteceu esta quinta-feira, no auditório do Estádio Municipal de Braga, Pedro Proença afirmou que “o modelo actual é um exemplo de sucesso”.
Desde a temporada 2016/2017, a fase final da prova realiza-se numa cidade-sede durante uma semana, em Janeiro. Considerando “um caso de estudo”, o representante máximo do organismo que tutela o futebol profissional em Portugal destaca a “transformação” que se tem registado. “Atribuímos aquele que é o primeiro grande troféu da época, o campeão de Inverno”, refere, acrescentando ainda a envolvência que se gera na cidade anfitriã nesse período do ano.
Na época passada, a final da competição, entre Sporting e Porto, teve uma audiência superior a 2,1 milhões de telespectadores e um share a rondar os 47%. “Se havia dúvidas que esta competição podia ser ganhadora, os números do ano passado são absolutamente inequívocos. O jogo da final foi o mais visto entre clubes e o décimo mais visto, em 2019, em Portugal”, ilustra.
Já a directora-executiva da Liga Portugal e responsável pela prova considera que a Taça da Liga, que vai actualmente na 13ª edição, é um exemplo de uma competição “completamente democrática”, em que “todos estão em igualdade de circunstâncias”. Sónia Carneiro recorda que houve cinco vencedores e 17 semi-finalistas diferentes desde a sua criação.
“A Taça de Liga sai de Braga com um reconhecimento muito superior”
Pela terceira vez consecutiva, a Final Four da Taça da Liga realiza-se em Braga. Mostrando o desejo de “um dia” o município poder voltar a receber a competição, o presidente da Câmara enaltece a “valorização” que teve nas últimas épocas.
Ricardo Rio afirma que a prova “sai de Braga com um reconhecimento colectivo muito superior àquele que o trouxe até aqui”. “A Taça de Liga deixou de ser um resto de competição para preencher calendário e passou a ser mais uma prova disputada até à última pinga de suor pelos participantes”, complementa.
Em relação ao impacto que teve no município, o autarca considera que esta foi a “melhor forma de começar a agenda desportiva” destes três anos, enaltecendo “a semana intensa de actividade” associada à competição propriamente dita. “Braga mostrou que é capaz de acolher qualquer grande organização desportiva”, acrescenta.
Cinco candidatos para acolher competição a partir do próximo ano
No que diz respeito à próxima cidade-sede da competição, Pedro Proença referiu que neste momento há cinco municípios candidatos e que a escolha só será anunciada depois da final da edição deste ano. Sem revelar mais detalhes, o presidente da Liga Portugal garante que o actual modelo de três épocas consecutivas no mesmo local é para continuar.
A Final Four da Taça da Liga disputa-se na penúltima semana de Janeiro. A primeira meia-final opõe o Sporting ao Braga, no dia 21, terça-feira, e a segunda coloca frente-a-frente o Vitória e o Porto, no dia seguinte. A final disputa-se no dia 25, sábado.
