PDM contempla novo acesso ao Hospital de Braga com previsão de investimento privado

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, afirmou esta segunda-feira que o Plano Diretor Municipal prevê a criação de uma nova via de acesso ao hospital. O trecho fazia parte do projeto da linha vermelha do BRT suspensa pelo executivo, que alterou o foco para é a Circular Rodoviária Externa, e a futura ligação BRT a Guimarães e à Alta Velocidade.
O traçado, garante, será reajustado para passar por trás do Areal, com ligação às Sete Fontes, “mas não por cima do parque, para que o hospital possa ter uma saída diferente daquelas das duas que tem hoje”. Atualmente, o Hospital de Braga dispõe apenas de duas saídas, por Gualtar e pela Avenida Padre Júlio Fragata, o que se revela insuficiente.
Em sede de reunião do executivo, o autarca acrescentou ainda que os privados poderão suportar uma parte do investimento. Segundo João Rodrigues seria uma contrapartida pela atribuição de “capacidade construtiva” aos seus terrenos por onde vai passar a via.
O tema foi levantado pelo vereador Pedro Sousa, do PS, que alerta que o atual acesso é “absolutamente discrepante com aquilo que são as suas necessidades” e que está “esgotada”. Por isso, aponta unir forças para garantir “uma solução o mais brevemente quanto possível”.
