PCP pede resposta “mais adequada” para os cuidados de saúde primários

Diana Ferreira alerta para a importância de os cuidados de saúde primários “não serem ignorados” em tempos de pandemia. A deputada do PCP esteve reunida esta segunda-feira com a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave, na Unidade de Saúde Pública de Guimarães, em Urgezes.
Devido à actual situação sanitária, milhares de consultas presenciais foram canceladas, adiadas ou adaptadas em Portugal. Destacando “o papel preponderante que os cuidados de saúde primários têm, sobretudo na prevenção da doença”, Diana Ferreira adianta que o ACES Alto Ave pretende “retomar durante o mês de Outubro todas as consultas presenciais que ficaram por fazer”.
Outro dos temas da reunião foi a questão dos recursos humanos. “Deram conta da necessidade de haver um reforço de meios, nomeadamente assistentes operacionais e assistentes técnicos, e de haver concursos para médicos de família no sentido de se substituir um conjunto de médicos que entretanto sairão do serviço”, refere.
Desde o início da pandemia, o Governo contratou mais de 5 mil profissionais de saúde. Sobre esta matéria, a deputada do PCP defende que “todos os profissionais que tenham sido contratados no contexto da Covid possam ficar efectivamente integrados no Serviço Nacional de Saúde” e não a termo certo sem possibilidade de verem os vínculos renovados.
