PCP diz que há autocarros em Guimarães que não cumprem normas da DGS

O PCP diz ter recebido denúncias de autocarros a circular, em Guimarães, que “não estão a respeitar os limites de ocupação”, alguns deles viajam “completamente cheios”. 


À RUM, Simão Fernandes, responsável pela concelhia de Guimarães do PCP, afirma que os operadores privados não estão a cumprir as normas de segurança impostas pela DGS. “Como há um número reduzido de transportes, os que circulam enchem, não há gel desinfectante à entrada e saída, segundo informações que me chegaram através dos trabalhadores, o funcionário está lá oito horas com uma máscara descartável e, em alguns casos, uma viseira, não tem gel, dá troco, dinheiro que passa por várias mãos, e está em risco”, acrescentou o dirigente. 


Segundo os comunistas, uma das empresas alega não poder cumprir com todas as carreiras e horários que estão previstos contratualmente, com a justificação da fraca afluência de passageiros. No entanto, frisam, “se não existirem horários compatíveis com as necessidades da população, não pode existir afluência aos transportes públicos”.

Simão Fernandes considera ainda que “a Câmara Municipal, enquanto entidade concessora do serviço público de transporte de passageiros no concelho de Guimarães, deve exigir aos operadores privados o cumprimento das suas obrigações contratuais: o cumprimento das carreiras, horários que permitam aos utentes a deslocação para o seu local de trabalho, cumprindo-se o limite máximo de passageiros por autocarro, com garantias de segurança e desinfeção, conforme recomendações da DGS”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv