PCP diz que Governo “perdeu oportunidade” para investir no distrito de Braga

A Direção da Organização Regional de Braga (DORB) do PCP considera que a iniciativa ‘Governo + Próximo’ vai ser “recordada por aquilo que não decidiu”. No entender dos comunistas, “áreas tão importantes para a vida das pessoas não mereceram qualquer menção”.

Em comunicado, refere que a iniciativa – contemplou a visita de membros do executivo a vários pontos do território, entre quarta e quinta-feira – foi “uma oportunidade perdida para a tomada de decisões que contribuam para superar carências que se vão acumulando”.

Na área da saúde, exemplifica, “a construção do novo Hospital de Barcelos-Esposende, a necessária ampliação das instalações do Hospital de Braga, a conclusão das obras de beneficiação no Hospital de Guimarães ou as obras de beneficiação no Hospital de Vila Nova de Famalicão passaram ao lado do Governo”.

Em matéria de habitação, “apesar de o executivo ter reunido no dia em que o BCE decidiu mais um aumento das taxas de juro, nada foi dito sobre o combate à especulação imobiliária e construção de habitação pública, assim como em relação aos bairros da região apoiados pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana”.

Outro dos temas abordados pela DORB é a mobilidade. Sobre a reivindicação defendida pelo partido e pela CDU de haver uma ligação ferroviária entre Braga e Guimarães, com prolongamento até Barcelos, considera que “as declarações dos membros do Governo confirmaram a intenção de abdicar do reforço do transporte ferroviário”.

Ainda nesta área, assinala, “ficou por decidir a criação de condições para o estabelecimento de um Passe Social Intermodal, como existe já no Porto e em Lisboa”. Sobre o BRT – BUS Rapid Transit, lamenta que “rigorosamente nada de novo tenha sido adiantado”.

A “ausência de decisões” para as escolas públicas, como a requalificação da Escola Secundária de Amares, e para a construção da Barra de Esposende e desassoreamento do Rio Cávado, tal como “melhores condições de trabalho e rendimento dos pescadores de Esposende e Apúlia”, também foi visada pela DORB.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Ouvido Externo
NO AR Ouvido Externo A seguir: Music Hal às 01:05
00:00 / 00:00
aaum aaumtv