Paulo Lopes da Silva substitui Adelina Paula Pinto como presidente da Oficina

O vereador Paulo Lopes da Silva é o novo presidente da direção da Oficina. Os representantes do município de Guimarães nas diferentes associações e instituições do concelho foram aprovados esta quinta-feira na primeira reunião do ciclo autárquico 2021/2025.
As votações aconteceram ainda antes de se saber a distribuição de pelouros no executivo, que deverá ser divulgada durante o dia. De acordo com a vice-presidente Adelina Paula Pinto, que era até agora a representante da câmara na cooperativa cultural, trata-se de “uma transição natural”, tendo em conta a atribuição de competências que se avizinha. Por sua vez, José da Silva Fernandes, técnico oficial de contas, será o presidente do conselho fiscal.
Além da Oficina, Paulo Lopes da Silva, um dos novos vereadores na câmara vimaranense, vai integrar a direção da Rede de Economias Criativas e a comissão liquidatária da Fundação Cidade de Guimarães. Já Nelson Felgueiras e Ana Cotter, as outras caras novas do executivo socialista, não foram designados para qualquer entidade.
Adelina Paula Pinto assume funções como membro do conselho geral do IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães, ao lado de Paulo Coelho Lima, administrador de empresas, e da direção da Fibrenamics. A vice-presidente tem também participação na assembleia intermunicipal da Associação de Municípios do Vale do Ave e na assembleia geral da Associação Quadrilátero Urbano, tal como Sofia Ferreira.
Além disso, a vereadora, que no último mandato assumiu as pastas do Ambiente, da Proteção Civil, dos Recursos Humanos, do Turismo e dos Serviços Urbanos, vai representar o município na Taipas Turitermas e na Turipenha.
Já o presidente Domingos Bragança faz parte da direção da TecMinho, substituindo Ricardo Costa, e assume funções na Vimágua e na Vitrus, enquanto a vereadora Paula Oliveira é a presidente do conselho de administração da Fraterna.
Fora do executivo, Dalila Freitas, chefe da divisão de Serviços Urbanos, representa o município no conselho de administração do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, o antigo vereador Amadeu Portilha na Associação Tempo Livre e a assistente social Maria Adelaide Silva na CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das habitações do município de Guimarães, em substituição de Paula Oliveira.
