Pastoral Penitenciária de Braga convida cidadãos a escrever carta de Natal a um recluso

‘Neste Natal, escreva uma carta ou um postal a um Recluso’ é a iniciativa da Pastoral Penitenciária da Arquidiocese de Braga, que convida os cidadãos a enviarem cartas de esperança e encorajamento a pessoas que se encontram privadas de liberdade.

O padre João Torres, coordenador da Pastoral Penitenciária de Braga, explica à RUM que o projeto “tem como objetivo humanizar o Natal para aqueles que vivem momentos difíceis atrás das grades”. “As prisões são frequentemente associadas ao cumprimento da justiça, mas também devem ser vistas como espaços de reabilitação e transformação. Humanizar as prisões não é apenas um ato de empatia, mas uma necessidade para promover uma sociedade mais justa e mais segura”, reitera.

Para o pároco, “punição não deve ser sinónimo de desumanização”, devendo existir uma abordagem “que respeita a dignidade humana”, de forma a promover “um futuro com menos violência e mais compreensão”.

O padre chama a atenção para as vítimas, referindo que, ao mesmo tempo que se humanizam os reclusos, não se pode ignorar o sofrimento das vítimas. “Elas [vítimas] são, muitas vezes, a razão pela qual o sistema de justiça existe: para proteger, amparar e buscar a reparação pelos danos sofridos. Por isso, esta campanha não ignora o sofrimento das vítimas ou minimiza as consequências dos crimes”, acrescenta.

É na noite de Natal, depois da ceia, que os reclusos abrem as cartas recebidas. O padre João Torres conta que os reclusos partilham as cartas entre si e que “acaba por ser um momento bastante profundo, porque sentem que, cá fora, há alguém que espera por eles”.

Os organizadores pedem que as mensagens sejam positivas e respeitosas, evitando perguntas pessoais sobre os crimes ou penas. As cartas devem ser assinadas apenas com o primeiro nome ou um pseudónimo, para garantir a privacidade dos participantes.

As cartas ou postais devem ser enviados até ao dia 15 de dezembro para a Pastoral Penitenciária de Braga – Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga, Rua S. Domingos, 94B 4710-435 BRAGA. 

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv