Pastoral de Braga quer envolver todos os jovens e universitários na JMJ

A Pastoral Universitária de Braga quer cativar todos os jovens e especialmente universitários da cidade dos arcebispos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento ocorre pela primeira vez em terras lusas de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.


A RUM conversou com duas jovens que integram o grupo da Pastoral Universitária de Braga, Laura Cainé e Lídia Azevedo, para perceber que atividades têm previstas, de modo a chegar ao maior número de jovens da Arquidiocese de Braga, nomeadamente nos concelhos de Amares, Braga, Barcelos, Guimarães, Fafe e Famalicão.

As atividades arrancam a 28 de fevereiro, com a receção aos símbolos da JMJ: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Os interessados poderão participar no jantar que contará com a atuação de grupos culturais.

De 6 a 10 de março, a Pastoral vai organizar uma semana de voluntariado em várias instituições da cidade dos arcebispos. Por último, a 25 de abril, os interessados podem participar numa caminhada solidária até ao Sameiro.

À RUM, Laura Cainé explica que o objetivo passa por angariar verbas para o Fundo Solidário Universitário que pretende auxiliar os jovens que desejam participar na JMJ, porém, por motivos financeiros não seria possível.


Recorde-se que a inscrição para a semana completa da JMJ é de 235 euros. O valor incluí todas as despesas de estadia, refeições, transportes locais e um kit de participação.

Questionada sobre se a incerteza em relação à visita e participação do Papa Francisco nestas Jornadas poderá diminuir o interesse dos jovens no evento, Lídia Azevedo considera pouco provável, visto que as jornadas são uma oportunidade de contactar com pessoas e culturas de todo o mundo. Além disso, estão previstas conferências, espetáculos culturais e eventos desportivos. 

A Pastoral Universitária de Braga tem um papel muito ativo no voluntariado dentro e fora de portas, por exemplo, com o projeto “Sementes”, em que é possibilitada uma experiência de voluntariado, em África, ou no caso do “Proximidade”, com idosos em situação de solidão, ou seja, “fazer parte da Pastoral é muito mais que participar em eucaristias”.

Os interessados em fazer parte da Pastoral ou apenas participar na Jornada Mundial da Juventude, em agosto, podem aceder a mais informação nas redes sociais da Pastoral Universitária ou no site da JMJ.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv